23 de julho de 2024

Em Laranjal do Jari, Polícia Civil prende um homem em flagrante e apreende 6m³ de madeira

Foto: Assessoria de Comunicação PC-AP
Foto: Assessoria de Comunicação PC-AP

Neste fim de semana, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), no bojo da “Operação Guardiões dos Biomas“, prendeu um homem em flagrante por crime ambiental e transporte ilegal de madeira e apreendeu uma carga de 6m³ de madeira do tipo “Guaruba”

De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da operação, as apreensoes e prisão ocorreram na região do município de Laranjal do Jari, mais precisamente no Ramal Boa Vista, após abordagem de um caminhão suspeito na BR-156, durante a madrugada.

Foto: Assessoria de Comunicação PC-AP

A equipe estava em patrulhamento noturno na BR-156 em busca de ilícitos ambientais, quando se deparou com um caminhão de carroceria aberta, com dois cidadãos, transportando uma mercadoria coberta por lona plástica. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor apagou os faróis para tentar se esconder na escuridão. 

Os policiais abordaram o veículo e foi constatado que a carga tratava-se de aproximadamente 6m³ de madeira do tipo ‘Guaruba’, conforme informado pela proprietário do caminhão e dono da madeira. 

Solicitada a Documentação de Origem Florestal (DOF), o condutor informou não possuir e disse ser o responsável pela extração, corte e transporte da madeira. Relatou, também, que a extração ocorreu no ramal Boa Vista, em área de mata nativa.

Foto: Assessoria de Comunicação PC-AP

O passageiro do caminhão, quando indagado, informou que “estava somente trabalhando como ajudante/diarista e que a madeira tinha como destino uma marcenaria que não sabe precisar o nome, mas que fica em Laranjal do Jari”, explicou o delegado. 

O delegado informou ainda, que os envolvidos, a carga e o veículo foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, onde foi lavrado procedimento flagrancial pelo Delegado Breno Esteves em desfavor do indivíduo que transportava a madeira. 

O homem preso será encaminhado à audiência de custódia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.