“Gratidão pela possibilidade de explorar essa união com o estado do Amapá. Todos os nossos parceiros subnacionais e nacionais são muito importantes, e buscamos levar à COP30, em Belém. Muito feliz por conhecer o governador Clécio Luís, e estamos ansiosos para visitar o Amapá em breve”, afirmou Yana Garcia.
A Califórnia, nos Estados Unidos, abriga o famoso Vale do Silício, que concentra startups e grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple, Meta e Microsoft. No Amapá, a comunidade Tucuju Valley, formada por empreendedores, busca consolidar iniciativas inovadoras no mercado local.
A parceria entre as duas regiões pode favorecer o intercâmbio de experiências e fortalecer a economia amazônica de forma sustentável. Para o Governo do Amapá, aliar desenvolvimento econômico à preservação ambiental é uma estratégia essencial para gerar renda e proteger as florestas.
“Eles têm o Vale do Silício, nós temos a Tucuju Valley e tratamos de muitas possibilidades de cooperação nessa linha de preservar o meio ambiente e desenvolver o Amapá social e economicamente. Foi uma bela reunião, estamos ansiosos para construir essa relação, gerar desenvolvimento e manter a floresta em pé”, destacou Clécio Luís.
Estiveram presentes no encontro o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Wandenberg Pitaluga; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, Gutemberg Vilhena; a secretária do Meio Ambiente, Taísa Mendonça; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho; e o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Paulo Isan Coimbra.
COP29
A delegação amapaense participa das atividades da COP29 ao longo desta semana, enquanto a conferência segue até 22 de novembro. O grupo, liderado pelo Governo do Estado, inclui representantes do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Durante o evento, chefes de estado e autoridades discutem estratégias para mitigar o aquecimento global e promover práticas sustentáveis em escala global.