Os produtores da localidade irão manejar 25 hectares de açaizais nativos com o apoio de equipamentos modernos, como batedeiras, motores rabeta, canoas, motosserras e apetrechos de proteção individual (botas, luvas e terçados). Além disso, o programa incluiu a instalação de um sistema de energia fotovoltaica para permitir o armazenamento da polpa do açaí.
Investimentos e alcance
Os recursos aplicados na comunidade somam mais de R$ 400 mil, enquanto o programa completo de manejo sustentável de açaizais destinará mais de R$ 4 milhões para atender 250 famílias em seis municípios do Amapá, abrangendo 250 hectares de açaizais.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Amapá Mais Produtivo integra o Plano de Governo e visa introduzir técnicas que aumentem a produtividade e garantam o equilíbrio ambiental. O açaí, uma das principais fontes de renda da região, é o foco dessa estratégia de extrativismo sustentável, que valoriza a produção local e melhora as condições de trabalho e renda para os produtores.