As mudas, originárias do estado do Pará, serão plantadas em 30 hectares da comunidade, que agora passa a integrar o programa. Além das mudas, os agricultores recebem assistência técnica da SDR, com orientações sobre adubação, manejo de sombreamento temporário, nutrição das plantas e o uso de perfuradores de solo.
Aporema é uma das primeiras áreas fora da região original do programa, que inclui os municípios de Serra do Navio, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes. A escolha de Tartarugalzinho foi motivada pelas condições climáticas e características de solo favoráveis ao cultivo do cacau.
Sobre o Programa Amapá Cacau
O Amapá Cacau é uma iniciativa voltada à agricultura familiar, resultado de uma parceria entre o Governo do Amapá e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira do Pará (Ceplac-PA). O objetivo é promover a cadeia produtiva do cacau no estado, oferecendo aos agricultores familiares uma nova fonte de renda por meio da produção de derivados do cacau.
O programa atende 420 famílias em 420 hectares de cultivo, com investimentos superiores a R$ 22 milhões. Inicialmente concentrado na região Centro-Oeste do estado, o projeto agora alcança o município de Tartarugalzinho, fortalecendo a expansão da cultura cacaueira no Amapá