A distribuição é feita com barcos menores, permitindo o acesso a localidades onde a navegação só é possível durante a maré cheia. “Estamos iniciando pelas comunidades mais próximas da Vila Progresso e, nos próximos dias, atenderemos as demais. Esse trabalho seguirá ao longo da semana”, informou o comandante da missão, major Wagner Reis.
O primeiro carregamento inclui cerca de 15 toneladas de alimentos e mais de 10 mil litros de água mineral, transportados em três embarcações. Comunidades como Carneiro, Jaranduba, Buritizal, Franco Grande, Freguesia e Igarapé do Meio estão entre as primeiras a receber os mantimentos.
Na Vila Progresso, a maior comunidade do arquipélago, as entregas acontecerão no sábado, 15, beneficiando mais de 400 famílias. Ao todo, o Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), distribuirá 1,6 mil kits de alimentos e 1,6 mil garrafões de água mineral.
As ações são coordenadas pela Defesa Civil Estadual, Companhia de Água e Esgoto (Caesa) e pelas secretarias de Assistência Social (Seas) e Mobilização e Participação Popular. O atendimento alcançará 42 comunidades da Zona Sul do arquipélago, afetadas pela estiagem e pela salinização da água. Esse trabalho ocorre desde novembro de 2024.