Os atendimentos são realizados no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), que oferece mais de 30 tipos de terapias inspiradas na medicina tradicional chinesa. A equipe multidisciplinar do centro conta com médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e farmacêuticos.
Além do alívio dos sintomas, o foco dos tratamentos está na promoção do bem-estar físico, emocional e social. A abordagem inclui técnicas como massagens, acupuntura, fisioterapia e o uso de ervas medicinais, além de práticas para o equilíbrio mental.
A farmacêutica do Cerpis, Cleia Tereza Lamarão, explica que a aromaterapia, por exemplo, utiliza óleos essenciais para relaxamento e alívio de dores, podendo ser aplicada por meio de massagens, inalação, banhos ou escalda-pés. “Os óleos essenciais auxiliam tanto no controle da dor quanto no equilíbrio emocional, proporcionando bem-estar e tranquilidade”, destaca.
As práticas integrativas também envolvem acolhimento humanizado e orientações para mudanças de hábitos e estilo de vida, enfatizando a importância da ingestão de água e da atividade física como parte do processo terapêutico.
Esse também será o tema da nossa entrevista deste sábado, 22, no Live-ED Comunidade, com o Dr. Elziwaldo Monteiro. Ele falará sobre o Dia Nacional e Estadual dos Acupunturistas e dos profissionais das práticas integrativas e complementares em saúde.