As audiências seguem o formato de escuta ativa, um espaço de diálogo aberto para que as comunidades possam expor suas realidades e contribuir com propostas voltadas à gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia. O primeiro encontro ocorre nesta quarta-feira, 9, no município de Tartarugalzinho.
O plano, ao ser concluído, vai orientar o uso responsável das águas da Bacia do Rio Araguari, promovendo o desenvolvimento sustentável da região, com equilíbrio entre os aspectos ambientais, econômicos e sociais. A proposta visa também garantir qualidade de vida à população local e o uso consciente dos recursos hídricos pelas futuras gerações.
A importância da Bacia do Rio Araguari
Com aproximadamente 42.710 km² de extensão, a Bacia Hidrográfica do Rio Araguari é a mais importante do estado do Amapá, representando cerca de um terço do território estadual. Sua nascente está na Serra do Tumucumaque, e o rio percorre aproximadamente 300 km até desaguar no Oceano Atlântico.
A bacia abrange 11 municípios: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Macapá, Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho. Além de sua importância ambiental, a região desempenha papel fundamental no contexto social, econômico e cultural do estado.
Confira a programação de audiências públicas:
- Quarta-feira, 9
Hora: 8h às 12h;
Local: polo de Tartarugalzinho;
Endereço: Câmara de Vereadores de Tartarugalzinho. - Quinta-feira, 10
Hora: 8h às 12h;
Local: polo de Porto Grande;
Endereço: Instituto Federal do Amapá (Ifap). - Sexta-feira,11
Hora: 8 às 12h;
Local: polo de Macapá;
Endereço: Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).