Fecomércio divulga pesquisa sobre o comportamento do consumidor para o Dia das Mães

O Instituto Fecomércio realizou, entre os dias 24 e 30 de abril, uma pesquisa com 400 potenciais consumidores da cidade de Macapá para identificar a intenção de compras para o Dia das Mães 2025. Com base nos dados levantados, a previsão é que o comércio da capital movimente cerca de R$ 36 milhões na data, o que representa um cenário positivo para o setor, considerado o principal impulsionador de emprego e renda no Amapá.
Foto: Fecomércio-AP/Reprodução
Foto: Fecomércio-AP/Reprodução

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. Dentre esses, 58% planejam adquirir um item; 30%, dois presentes; e 10%, até três. O resultado indica que, além das mães, outras mulheres do núcleo familiar — como esposas, avós e sogras — também devem ser homenageadas.

O objetivo do levantamento é oferecer informações estratégicas que ajudem o comércio local a se preparar para uma das datas mais importantes do varejo, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. “Conhecer o perfil do consumidor nesta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, destacou Beatriz Cardoso.

Produtos mais procurados
Os itens mais procurados são de perfumaria e higiene pessoal (35%), seguidos por vestuário (33%), calçados (23%), bolsas, carteiras e acessórios (12%) e eletrodomésticos (10%).

Ticket médio
Sobre o valor das compras, 12% dos consumidores afirmaram que pretendem gastar até R$ 100,00; 35% entre R$ 101,00 e R$ 200,00; 23% entre R$ 201,00 e R$ 300,00; e 6% entre R$ 301,00 e R$ 400,00. Já 24% planejam gastar acima de R$ 400,00. O ticket médio estimado por presente é de R$ 150,00.

Formas de pagamento
A maioria dos consumidores pretende pagar à vista em dinheiro (30%). O cartão de débito e o PIX aparecem com 20% cada, enquanto 28% devem optar pelo parcelamento no cartão de crédito. Apenas 2% afirmaram que usarão crediário, carnê ou boleto.
Locais de compra
O centro comercial de Macapá será o principal destino para as compras, escolhido por 62% dos entrevistados. Em seguida, aparecem as lojas de shopping (22%), lojas de bairro e galerias (12%). Além disso, 10% pretendem encomendar o presente, e 8% farão a compra pela internet.

Comemorações
A data também será celebrada por 90% dos entrevistados. A maioria (57%) planeja comemorar em casa, enquanto 34% ainda não decidiram ou não informaram como irão celebrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.