Prefeitura de Macapá promove palestra sobre modelo de desenvolvimento de Macaé no setor de petróleo e energia

Na manhã desta quarta-feira, 4, a Prefeitura de Macapá promove, no auditório do Instituto Fecomércio, a palestra “Assim é Macaé”, conduzida pelo prefeito de Macaé (RJ), Welberth Rezende. O evento conta ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do município fluminense, Rodrigo Vianna, que apresenta a palestra técnica “Ações da Prefeitura de Macaé para o Desenvolvimento do Mercado de Óleo, Gás e Energia”.
Foto: PMM/Divulgação
Foto: PMM/Divulgação

Durante as apresentações, são destacadas as transformações pelas quais Macaé passou nas últimas décadas, impulsionadas pelo setor de petróleo e gás. A cidade foi apresentada como exemplo de desenvolvimento econômico aliado à implementação de políticas públicas em áreas como saúde, segurança, mobilidade urbana e infraestrutura.

O encontro reúne entidades empresariais, sindicatos do comércio amapaense, universidades e lideranças políticas, entre elas o senador Lucas Barreto, deputados federais, estaduais e vereadores.

Ainda nesta quarta-feira, às 16h, no Salão Nobre do Palácio Laurindo Banha, sede da Prefeitura de Macapá, o prefeito Dr. Furlan assina o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Macaé. A parceria visa transferir conhecimento, fortalecer a gestão pública e preparar Macapá para os desafios e oportunidades gerados pela indústria do petróleo e gás.

O acordo estabelece cooperação técnica e institucional entre os dois municípios, prevendo a troca de experiências, transferência de conhecimento e apoio em áreas como planejamento urbano, desenvolvimento econômico, formação profissional e sustentabilidade, com foco na cadeia produtiva do setor.

O termo inclui ainda ações como:

Intercâmbio de boas práticas na gestão de royalties e governança pública;

Capacitação de servidores em áreas estratégicas, como planejamento e mobilidade urbana;

Apoio à criação de políticas públicas alinhadas ao setor de óleo e gás;

Parcerias com universidades e instituições de pesquisa;

Elaboração conjunta de marcos regulatórios;

Estímulo à formação de mão de obra local qualificada por meio de cooperação com instituições de ensino técnico e superior.

A iniciativa representa um importante passo para que Macapá se prepare para o novo cenário econômico que se desenha com a expansão da exploração de petróleo na região amazônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.