Governo do Amapá capacita Defesa Civil para uso de sistema nacional de alerta antecipado de desastres naturais

O Governo do Estado iniciou o processo de capacitação da Defesa Civil do Amapá para operar o sistema “Defesa Civil Alerta”, uma ferramenta nacional inovadora que permite o envio antecipado de alertas sobre desastres naturais diretamente à população. A iniciativa faz parte da etapa de implementação do projeto federal no estado.
Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib
Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib

O novo sistema substitui os antigos avisos por e-mail, permitindo a transmissão online e instantânea dos alertas, o que deve tornar as respostas às emergências mais ágeis e eficientes. “A plataforma vai aperfeiçoar a prestação do nosso serviço e, com certeza, salvar a vida da população em diversas localidades”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Pelsondré Martins.

A ferramenta utiliza a tecnologia de cell broadcast — que envia alertas sonoros e visuais via telefonia celular — e é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, em parceria com operadoras de telefonia móvel.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional

Segundo Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, o sistema já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste e, em breve, será ativado no Nordeste, seguido pela expansão para o Norte e Centro-Oeste, incluindo o Amapá.

“Este treinamento é um passo essencial para fortalecer a rede nacional de prevenção e ampliar a capacidade de resposta a desastres em todo o país”, concluiu Schnorr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.