Durante mais de duas semanas, a vila recebe milhares de visitantes que prestigiam encenações históricas, novenas, cortejos, atrações musicais e atividades que preservam as tradições locais. Realizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago, a programação também conta com o apoio da Prefeitura de Mazagão.
“A Festa de São Tiago é um grande exemplo de cultura popular do nosso estado. Ela traz a força das nossas tradições, envolve a comunidade e fortalece o setor criativo e a economia. O Governo do Estado tem trabalhado para valorizar nossos marcos culturais, e o governador Clécio Luís tem compromisso com a nossa história, além de atenção e responsabilidade para que não percamos o apreço pela nossa identidade”, destacou a secretária de Cultura do Estado, Clicia Vieira Di Miceli.
Mais do que um evento, a Festividade de São Tiago é reconhecida como patrimônio imaterial do Amapá, celebrando a resistência cultural afro-luso-indígena, mantendo viva a memória do povo e unindo religiosidade com arte popular.
Confira a programação 2025
Domingo, 13
- 6º Corrida de São Tiago
- Saída dos traslados com as imagens de São Tiago e São Jorge.
Segunda-feira, 14
- Chegada das imagens em Mazagão Velho;
- Show nacional com Padre João Carlos.
16 a 23 de julho
- Alvoradas, Vominê, Novenas, arraiais, apresentações culturais, atividades no balneário e bailes dançantes.
24 de julho
- Entrega dos Presentes
- Baile dos Máscaras
25 de julho – Dia de São Tiago
- Missa Campal
- Círio
- Teatro ao ar livre, encenação histórica com todos os episódios da batalha entre mouros e cristãos, seguida da tradicional dança da vitória dos cristãos, e recírio.
26 de julho
- Salve Rainha em louvor a Sant’Ana;
- Baile da Melhor Idade.
27 e 28 de julho
Festividade de São Tiago das Crianças, círio, batalha entre mouros e cristãos infantil, Baile dos Máscaras, atrações musicais e encerramento com recírio.