A unidade dispõe de estrutura moderna, com hall de entrada, recepção, sala de estar, copa, sala de treinamento, setor administrativo, almoxarifado, farmácia, dormitórios feminino e masculino com banheiros privativos, além de pátio interno para circulação, quatro vagas exclusivas para ambulâncias, estacionamento coberto, área de higienização de veículos e guarita.
O coordenador de enfermagem do Samu municipal, Benjamim Gadelha, destacou a importância da entrega.
“Essa reestruturação é de suma importância para cada profissional de saúde. Em maio deste ano, recebemos uma nova base na Zona Norte, e hoje estamos recebendo a nossa segunda casa aqui na Zona Sul”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, reforçou que a entrega é um marco para a saúde pública.
“Está sendo entregue hoje aos nossos profissionais uma unidade que garante dignidade, melhores condições de trabalho e mais qualidade no atendimento à população”, disse.
De acordo com a prefeitura, desde 2022 o Samu municipal já realizou mais de 26 mil atendimentos em Macapá. Com as novas ambulâncias, a frota é reforçada e a capacidade de resposta às ocorrências aumenta.
O prefeito Dr. Furlan destacou que a nova base integra um conjunto de investimentos na rede municipal de saúde.
“Estamos investindo na saúde pública em cada canto da nossa cidade. São novas bases de emergência, novas UBS e novos postos de saúde, todos estruturados para oferecer mais qualidade, conforto e agilidade no atendimento. Cada entrega representa mais vidas salvas e mais dignidade para quem precisa dos serviços de saúde”, afirmou.
A base do Samu Zona Sul foi construída seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e integra um pacote de obras e investimentos voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Macapá.