O resultado representa um crescimento expressivo em relação à primeira avaliação, feita em março, quando apenas 22% das crianças (2.615 alunos) apresentavam leitura fluente — um salto de 31 pontos percentuais em apenas três meses.
Segundo a gerente-geral do programa, Débora Vale, os avanços refletem o esforço conjunto entre o Governo do Amapá e as prefeituras.
“Ainda temos setembro, outubro e novembro para trabalhar com essas crianças e queremos ultrapassar a meta de 70%. Vamos atuar junto aos municípios, somando esforços”, destacou.
A segunda etapa da avaliação contou com a participação de 92% dos estudantes, totalizando 11.712 alunos do 2º ano em escolas estaduais e municipais. Na rede estadual, o percentual de leitores subiu de 19% para 49% (de 571 para 1.459 crianças). Nas escolas municipais, o índice passou de 22% para 55%, atingindo 4.782 estudantes.
Outro destaque foi a redução do número de crianças pré-leitoras, que caiu de 78% para 47%. Essa categoria reúne alunos que ainda não conseguem ler, apenas soletram, ou conseguem ler apenas palavras e frases curtas.
Próximas etapas
Em novembro será realizada a terceira e última fase da Avaliação de Fluência em Leitura, chamada etapa somativa, que consolidará os avanços obtidos ao longo do ano e orientará novas estratégias para garantir a alfabetização na idade certa. No mesmo mês, também será aplicado o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP), que avalia a aprendizagem em língua portuguesa e matemática.
Programa Criança Alfabetizada
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa realiza avaliações três vezes ao ano para turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. A iniciativa oferece formação continuada aos professores e conta com mais de 80 bolsistas atuando como formadores nos municípios, levando novas estratégias de alfabetização às redes de ensino.
Com esses investimentos, o Governo do Amapá busca garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental.