Exploração de petróleo: Ibama dá aval à Petrobras para etapa final de licenciamento no Amapá

O Ibama aprovou, nesta quarta-feira, 24, a Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada pela Petrobras em agosto, no bloco FZA-M-59, em águas profundas da Margem Equatorial, no Amapá. O simulado de resposta a emergências é considerado a última etapa antes da emissão da licença ambiental que permitirá a perfuração de um poço exploratório na região.
Foto: Divulgação/Petrobras
Foto: Divulgação/Petrobras

No parecer, o instituto ressaltou a dimensão inédita da operação, os desafios logísticos enfrentados e a robustez da estrutura apresentada pela companhia. Apesar da aprovação, o órgão solicitou ajustes no plano de proteção à fauna, que deverão ser apresentados pela Petrobras até sexta-feira, 26.

Com a autorização, a estatal aguarda a liberação da licença para iniciar a perfuração, etapa que busca identificar a presença de petróleo e levantar informações geológicas do bloco.

A Petrobras afirmou que segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial, vista como uma das novas fronteiras energéticas do país, e destacou que a exploração na área é estratégica para garantir a segurança energética e apoiar a transição energética justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.