Com a presença de jovens, ativistas, empreendedoras e gestoras públicas, o encontro resultou na criação do Comitê de Mulheres do GCF, que terá sede no Amapá. O grupo vai coordenar formações, oficinas e capacitações voltadas ao fortalecimento da liderança feminina em temas climáticos, florestais, de sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.
Durante a roda de conversa “Mulheres para Clima e Floresta”, foram definidos três encaminhamentos centrais. O primeiro é a formalização do Grupo de Trabalho das Mulheres para Clima e Floresta, no âmbito do GCF, com representantes do Brasil, Colômbia, Equador, México, Bolívia, Indonésia e Peru. O grupo também ficará responsável pelo planejamento dos próximos encontros e por articular mulheres de diferentes segmentos — como empreendedoras, extrativistas e produtoras sustentáveis — para promover troca de experiências e ampliar a presença feminina na agenda climática.

A secretária de Estado do Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, destacou que, no quarto dia da COP30, “a COP da Amazônia”, o estado reafirma seu protagonismo no maior evento ambiental do mundo.
“Realizamos aqui, na Zona Verde, uma roda de conversa do GCF. Mas não foi um encontro qualquer: anunciamos a criação do Grupo de Trabalho de Mulheres pelo Clima e Florestas, trazendo para o centro do debate estratégias climáticas e o papel das mulheres que atuam nessa frente, não só na gestão pública, mas também no empreendedorismo e nos movimentos sociais”, afirmou Taisa.
A diretora do GCF Task Force, Colleen Lyons, elogiou a atuação do Amapá na COP30 e a construção de espaços que favorecem avanços concretos.
“Quero parabenizar o Amapá por proporcionar esse espaço, que permitiu o encontro de Mulheres para o Clima e Florestas. Discutimos como fortalecer a liderança feminina nos governos e em parceria com empreendedoras, extrativistas, acadêmicas e sociedade civil. A proposta é compartilhar iniciativas bem-sucedidas que possam ser replicadas, promovendo lideranças femininas efetivas na pauta de Clima e Florestas”, ressaltou Colleen.





