Hemoap convoca doadores de sangue O+ para regularizar estoque crítico

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está chamando os doadores de sangue tipo O+ para ajudar a repor os estoques, que se encontram em níveis críticos. O objetivo é normalizar o fornecimento de bolsas de sangue dessa tipagem, a mais requisitada no hemocentro, já que o tipo O é considerado doador universal.
Foto: Gabriel Maciel/SESA
Foto: Gabriel Maciel/SESA

Atualmente, o Hemoap conta com 19.641 doadores cadastrados de tipagem O+. O sangue doado é essencial para diversos tratamentos, como os de pacientes com câncer, em hemodiálise, vítimas de acidentes graves e queimaduras, além de cirurgias eletivas e casos de hemorragia durante o parto.

O hemocentro também informa que, mesmo que a pessoa não saiba seu tipo sanguíneo, pode doar normalmente, pois a equipe técnica realiza o exame laboratorial no local.

Requisitos para doação:
  • Peso acima de 50 kg;
  • Idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias e não apresentar sintomas gripais nos últimos 14 dias;
  • Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis, disponível no Hemoap;
  • Estar descansado e bem alimentado antes da doação;
  • Intervalo entre doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Serviço

As doações podem ser feitas na carreta do Hemoap, localizada em frente ao hemocentro, na Av. Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central de Macapá. O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h. Para mais informações, entre em contato pelo número (96) 98414-1779.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.