De acordo com a documentação apresentada pela Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique, a região produz o açaí mais sustentável do mundo. O processo de reconhecimento envolveu consultorias, capacitações e ações de divulgação com foco em fortalecer a identidade e o valor agregado do produto.
“A IG permite que o Açaí do Bailique ganhe visibilidade no mercado, utilizando essa distinção para valorizar sua origem, reputação e promover o reconhecimento da produção, além de proteger a região”, explicou a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante.
O pedido de registro foi protocolado em junho de 2023 e, com a aprovação, os produtores do arquipélago poderão utilizar oficialmente o selo de IG na comercialização de seus produtos.
A região do Bailique é composta por oito ilhas fluviais e uma área costeira próxima à foz do Rio Amazonas, caracterizada por uma rica biodiversidade e extensas áreas de florestas de várzea, manguezais e campos inundados. O açaí, nativo do local, é cultivado de forma natural, sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou máquinas, e manejado de forma tradicional pelas comunidades locais.
O produto também conta com certificações de sustentabilidade, como o selo FSC (Forest Stewardship Council), que assegura boas práticas ambientais e sociais, e o selo vegano SVB, da Sociedade Vegetariana Brasileira, que garante a ausência de ingredientes ou processos de origem animal.
Veja vídeo abaixo: