“Hoje podemos ver um hospital completamente renovado com corredores vazios, equipamentos novos, como tomógrafos, ultrassons e raios-x. Uma estrutura que, mesmo com quase 60 anos, agora oferece melhores condições físicas e operacionais. Reconhecemos os avanços alcançados, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, e não vamos descansar enquanto isso não acontecer”, destacou o governador Clécio Luís.
O Governo do Estado tem priorizado a infraestrutura do HE, incluindo uma grande reforma em 2023, que revitalizou mais de 80 espaços, e a construção do novo hospital, visitado pelas autoridades durante a agenda. A obra, essencial para o Plano de Governo, conta com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Tesouro Estadual.
Com cinco andares e mais de 15 mil metros quadrados, o novo HE terá capacidade para 212 leitos, solucionando problemas históricos do atual prédio e oferecendo mais conforto e eficiência no atendimento. Esta é considerada a maior obra de saúde pública do estado.
Durante a visita, gestores identificaram que 60% dos atendimentos realizados no HE são de atenção primária, situações que poderiam ser resolvidas em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, como casos de sintomas gripais.
O senador Davi Alcolumbre destacou a coragem e a determinação do governador Clécio Luís e do vice-governador Teles Júnior diante dos desafios da saúde pública, tanto no estado quanto em âmbito nacional. Ele enfatizou o papel da bancada federal na destinação de recursos e emendas parlamentares para o Amapá.
“A determinação do governador Clécio, do vice Teles e de toda a equipe tem sido essencial para as transformações que vivemos nesses dois anos, um feito extraordinário da gestão pública. Como senador, digo que a bancada federal nunca faltou ao Governo do Amapá nem às prefeituras dos 16 municípios. Estamos alocando recursos decisivos para o avanço da saúde pública em todo o estado”, enfatizou Alcolumbre.