Cooperação entre portos de Santana e Zhuhai cria nova rota comercial para o Amapá

A parceria entre os portos de Santana, no Brasil, e Zhuhai, na China, promete integrar o Amapá e a província chinesa de Cantão a uma rota marítima de comércio. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, que ocorreu nesta segunda-feira, 4, contou com a presença do governador em exercício do Amapá, Antônio Teles Júnior, de representantes da Companhia Docas de Santana (CDSA) e do governo de Zhuhai.
Foto: Max Renê/GEA
Foto: Max Renê/GEA

“Conectar Santana a um dos principais centros produtivos da China é muito importante. Esse diálogo cria uma oportunidade no mercado internacional para que nós possamos ofertar o que se produz na região de Zhuhai para o Brasil. O desafio é fazer com que os portos de Santana possam estar inseridos na estratégia de acesso ao maior mercado consumidor do mundo. Estamos diante do passo inicial de uma estratégia que já é vencedora”, ressaltou Teles Júnior.

Foto: Max Renê/GEA
Foto: Max Renê/GEA

A iniciativa, que se alinha à política de desenvolvimento econômico do Governo do Amapá, visa fortalecer as relações comerciais e impulsionar o acesso a novos mercados. Durante a cerimônia no Cine Teatro Municipal Silvio Romero, representantes da CDSA e do governo chinês formalizaram a intenção de transformar o comércio na Amazônia, ampliando as conexões entre Brasil e China.

“Eu acredito que Santana e o Amapá vão crescer muito. Essa rota busca beneficiar os povos dos dois locais. Vamos preparar tudo para que o primeiro navio comece a rota em dezembro”, disse Huang Jianping, representante do governo chinês.

Zhuhai possui cerca de 10 quilômetros de plataformas. São 7 zonas de portos, sendo o de Gaolan o maior.

A nova rota aproxima a Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana da Zona de Livre Comércio de Gaolan, em Zhuhai, o que otimiza a logística e moderniza a infraestrutura portuária de Santana, posicionando-a como um hub estratégico no comércio internacional.

“Intensificar as relações pelo Norte é fundamental. Ter na rota marítima Brasil-China é altamente estratégico para ambos os países”, afirmou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A primeira transação na nova rota ocorrerá em dezembro, com o envio de 75 toneladas de biofertilizantes da China para a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Na viagem de retorno, o navio transportará grãos brasileiros para Zhuhai.

“Esta parceria é de grande importância para Santana e para o estado do Amapá. É uma excelente oportunidade para fazer crescer a economia. Estamos dedicando nosso empenho para que essa parceria dê certo. Queremos ser porta de entrada de biofertilizantes para o Brasil a partir da China”, destacou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

Entre os objetivos do protocolo, destacam-se a modernização da cadeia logística do porto de Zhuhai e o intercâmbio tecnológico e de capacitação de talentos em ambas as regiões.

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