Davi Alcolumbre defende protagonismo parlamentar na abertura do 11º Fórum do Brics
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), abriu nesta quarta-feira (4), no Senado Federal, a 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics — a primeira realizada no Brasil. O evento reúne representantes dos 11 países que integram o bloco, entre membros fundadores e nações parceiras.
Em seu discurso, Davi destacou a importância da cooperação entre parlamentos e defendeu maior protagonismo legislativo nas decisões globais.
“Somos o elo entre os interesses dos povos e as instâncias de decisão internacional. Cada parlamento é a voz do seu povo”, afirmou.
Presidindo o Brics em 2025, o Brasil aposta no diálogo como instrumento de paz e progresso, diante de desafios geopolíticos, ambientais e sociais. Davi também apontou como prioridade temas como:
segurança e paz internacional,
fortalecimento dos sistemas de saúde,
impactos da inteligência artificial,
e desenvolvimento sustentável.
Outro destaque do fórum é o protagonismo feminino, com programação voltada à atuação das mulheres parlamentares.
“A sociedade se fortalece ao incorporar a perspectiva feminina nas decisões políticas”, disse o senador.
Com a ampliação do bloco, o Brics agora responde por 40% do PIB global e 25% do comércio internacional.
“Somos diversos, mas unidos pela busca de justiça social, equilíbrio geopolítico e desenvolvimento sustentável”, destacou Davi.
Parcerias internacionais
O presidente do Senado também comentou os avanços das recentes visitas à China e Rússia, que ampliaram a cooperação em áreas como energia limpa, segurança alimentar e inovação tecnológica.
“Desejo que este fórum gere resultados concretos e um documento final alinhado às nossas convicções coletivas”, finalizou.
Participam do evento representantes dos parlamentos de África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Índia, Irã, Rússia, Belarus e Brasil.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.