Durante seu discurso, Alcolumbre reforçou o compromisso do Legislativo com o fortalecimento dos municípios e defendeu a construção de uma relação mais próxima entre União e prefeituras.
“O Senado Federal e a Câmara dos Deputados têm, entre suas prioridades, a missão de fazer com que as vozes das cidades sejam ouvidas. Precisamos construir pontes entre a União e os municípios e investir nas cidades, valorizando os prefeitos como protagonistas de uma federação mais forte e justa”, destacou.
Municipalista desde o início de sua trajetória política, o senador apontou a descentralização como caminho para aumentar a eficiência do Estado brasileiro, ressaltando o papel estratégico dos gestores locais.
“A administração municipal chega aonde a União, muitas vezes, não consegue chegar. Por isso, mais do que ninguém, os prefeitos conhecem a realidade do país. A experiência de quem está na linha de frente é essencial para o sucesso de qualquer política pública”, afirmou.
Davi também chamou atenção para entraves enfrentados pelas prefeituras, como a burocracia excessiva e a rigidez orçamentária, que dificultam a execução de ações em áreas essenciais.
“Fortalecer as cidades não é apenas uma questão de justiça. É uma estratégia para ampliar o alcance e a eficiência do Estado”, disse.
Ao falar sobre as emendas parlamentares, o presidente do Senado destacou sua importância como instrumento legítimo para atender as demandas reais da população.
“Defender a autonomia parlamentar no envio de emendas é garantir que os municípios tenham condições de crescer, inovar e se desenvolver”, concluiu.
Além de Lula e Alcolumbre, participaram da abertura da Marcha o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ministros, governadores, parlamentares e prefeitos de todas as regiões do país.