A visita reforça o compromisso do Parlamento com a valorização das Forças Armadas e o fortalecimento das instituições democráticas, por meio do respeito mútuo e do diálogo republicano. Também marca o fortalecimento das relações institucionais entre o Legislativo e as Forças Armadas, com foco no papel estratégico da Marinha e na busca por soluções conjuntas para os desafios do país.
“A Marinha do Brasil cumpre uma missão fundamental na defesa da nossa soberania, na proteção de nossas águas e no desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Foi uma honra ser recebido pelo comando da instituição e dialogar sobre o presente e o futuro do nosso Brasil”, destacou Alcolumbre.

Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas à atuação da Marinha na proteção das fronteiras marítimas, à segurança nacional e à cooperação interinstitucional para o fortalecimento e a estabilidade do país.
A visita ocorre em um momento significativo para a soberania marítima brasileira. Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a ampliação do território marítimo do Brasil em 360 mil km² na Margem Equatorial, estendendo a chamada “Amazônia Azul”. Essa nova área se estende desde a foz do Rio Oiapoque, no estado do Amapá – terra natal do presidente do Senado –, até o litoral norte do Rio Grande do Norte. A conquista fortalece o direito do país de explorar recursos naturais estratégicos, como petróleo e gás, e ressalta a importância da Marinha na proteção e gestão sustentável desse vasto território.