Os recursos são provenientes do Tesouro Municipal, de articulações em Brasília e de investimentos da bancada federal, que inclui os senadores Lucas Barreto, Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, além dos deputados federais Leda Sadala, Sonize Barbosa e Vinicius Gurgel.
Destaques do pacote de obras
Na habitação, o Habitacional Janary Nunes entregará 500 moradias, enquanto o Casa Macapá Florence disponibilizará mais 138 unidades habitacionais, garantindo dignidade a diversas famílias.
Na saúde, estão previstas a reconstrução das duas bases do Samu, do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Tessalônica, Ariri e Torrão do Matapi. A Zona Sul ganhará um Centro de Especialidades, e os bairros São Lázaro e Infraero II receberão Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ampliando o atendimento em saúde mental.
Na educação, serão reconstruídas as escolas Roraima, Goiás, Amapá, Gerson Trindade, Hildemar Maia e Eficaz, além da construção de uma escola no distrito da Tessalônica e da 1ª escola municipal de tempo integral, localizada no Jardim Marco Zero. A Zona Norte também ganhará a Clínica Escola Coração Azul, especializada no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e uma nova creche no bairro Açaí.
Na assistência social, Macapá contará com um Centro de Convivência para Idosos, uma casa de passagem para pessoas em vulnerabilidade social, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Nova Esperança e uma nova unidade do Restaurante Popular na Zona Sul.
No esporte e lazer, serão revitalizadas a Praça Barão do Rio Branco e a Arena Radialista Agostinho, além da construção da Rampa Náutica na orla do Araxá, novas arenas esportivas no Parque dos Buritis, Curiaú e Santo Antônio, e uma quadra poliesportiva na Escola Profª Odete Almeida Lopes.
Para impulsionar a economia, turismo e cultura, serão concluídas as obras do 1º Teatro Municipal, além da construção da sede e do museu da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e do Mirante do Bioparque da Amazônia. A cidade também ganhará a Casa do Produtor e uma estação de dessalinização de água no Bailique.
A cerimônia de anúncio contou com a presença do vice-prefeito, Mário Neto, secretários municipais e vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Pedro DaLua, e os parlamentares Bruno Igreja, Alexandre Azevedo, Elenice Scherer, Maraína Martins, Gian do Nae, Carlos Murilo, Ezequias e Joselyo Mais Saúde.