A iniciativa teve como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira amapaense, fortalecer os laços com a ancestralidade africana e promover o conhecimento sobre a história e as contribuições da população negra no estado.
Apesar do encerramento da Semana da África, a Academia dará continuidade às ações culturais até o dia 16 de junho, data em que se celebra o Dia Estadual do Marabaixo, reforçando o compromisso com a preservação e divulgação da cultura afro-amapaense.

O que é a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo?
Fundada em 23 de março de 2018, a AABM tem como missão preservar e difundir a memória da cultura afro-brasileira no Amapá. A instituição valoriza manifestações como o marabaixo, o batuque, a religiosidade, a culinária e outras expressões herdadas da tradição africana no Brasil.
E esse será o tema da entrevista deste sábado, no Live-EDcomunidade, que vai abordar a Semana da África e o Ciclo do Marabaixo: ancestralidade que nos aproxima através do amor e da fé. O bate-papo será com Marcelo Coimbra, presidente da AABM, às 11h da manhã.