Fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas: veja detalhes da PEC aprovada pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira (21) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, e amplia os mandatos desses cargos de quatro para cinco anos. A proposta também unifica todas as eleições — municipais, estaduais e federais — a partir de 2034. O texto segue agora para análise no Plenário, com pedido de urgência.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Além dos cargos do Executivo, a PEC estabelece que deputados federais, estaduais, distritais e vereadores também passarão a ter mandatos de cinco anos, mantendo-se, porém, a possibilidade de reeleição para esses cargos.

Inicialmente, a proposta previa ampliar os mandatos de senadores de oito para dez anos. No entanto, uma emenda do senador Carlos Portinho (PL-RJ) alterou o texto, fixando o mandato de senador também em cinco anos. A PEC ainda extingue a alternância atual nas eleições para o Senado, prevendo que os 81 senadores passem a ser eleitos simultaneamente, a partir de 2039.

Um dos pontos centrais da proposta é o fim da reeleição para cargos do Executivo. A medida impede que presidentes, governadores e prefeitos possam disputar um segundo mandato consecutivo, mesmo que se afastem do cargo seis meses antes da eleição. Em contrapartida, os mandatos serão ampliados para cinco anos.

Com a uniformização dos mandatos, as eleições passarão a ocorrer a cada cinco anos, em um único pleito para todos os cargos — presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador — a partir de 2034. Atualmente, os brasileiros vão às urnas a cada dois anos, alternando entre eleições municipais e eleições gerais.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.