Praças públicas como Jacy Barata, Nossa Senhora de Fátima e Complexo Esportivo Jesus de Nazaré são os alvos mais recentes dos criminosos na capital. Até o momento, foram substituídas lâmpadas de LED e mais de 400 metros de cabeamento furtados.
De acordo com o Diretor-Presidente da Cipemac, José Elia Rigamonti, os furtos de cabos são um problema recorrente que afeta diretamente a iluminação de diversos espaços públicos. “Os furtos de cabos não só interrompem o fornecimento de energia para a luminária, mas também danificam a infraestrutura, exigindo reparos complexos e demorados. Esses crimes demandam mais materiais, pessoal e tempo de execução, o que aumenta nossos custos operacionais”, explica.
A Cipemac encerrou o ano de 2024 com a finalização da primeira etapa do projeto de modernização da iluminação pública para tecnologia LED em 24 bairros da capital, como Novo Horizonte, Congós, Universidade, Trem, Renascer, Lagoa Azul e Km 9.
O investimento foi de mais de R$ 36 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Acácio Favacho com a contrapartida do Tesouro Municipal. Esse projeto resultou na modernização da iluminação de 15.244 pontos, contemplando 1.113 ruas da cidade, trazendo mais eficiência, sustentabilidade e segurança pública para os munícipes.
Atualmente, o projeto de modernização em LED segue em expansão para outros bairros, com a meta de modernizar mais de 5 mil pontos de iluminação.
Como denunciar e solicitar reparos:
A Cipemac disponibiliza um canal exclusivo para que a população possa solicitar reparos na iluminação pública.
Telefone para atendimento: (96) 99161-6557
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Para abrir um chamado, é necessário fornecer:
• Identificação e telefone para contato
• Endereço completo (rua, bairro, número e ponto de referência)
• Tipo de ocorrência (lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia, luz oscilando ou vandalismo)
A manutenção de redes de distribuição de energia, incluindo postes, cabos e podas para limpeza da rede elétrica, é responsabilidade do Grupo Equatorial Energia. Para solicitar esses serviços, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 096 0196.