“A nossa maratona de convocação de concursos continua agora com a quarta turma do concurso público da Polícia Militar. São 300 novas vagas para soldado, reforçando a segurança pública do nosso Amapá. Aqui a gente valoriza os concursos e segue cumprindo compromissos, chamando mais aprovados com responsabilidade e investindo na segurança”, destacou o governador Clécio Luís.
CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O edital de convocação prevê as etapas documental e de Avaliação de Capacidade Física (TAF), com cronograma definido para o mês de fevereiro. As datas, regras e orientações constam no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, conforme publicação da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Esta é a segunda convocação realizada pelo Governo do Estado em 2026. Na última sexta-feira, 23, foram chamados mais 200 aprovados do concurso do Corpo de Bombeiros Militar.
Com a nova lista, o Governo do Amapá já convocou 2.266 candidatos do cadastro reserva do concurso da Polícia Militar. Em três anos de gestão, mais de 7,7 mil aprovados em concursos públicos foram chamados, resultando na posse de 3.923 novos servidores estaduais.
Somente no concurso da PM, já foram formados 824 policiais militares, por meio da 1ª e 2ª turmas. A 3ª turma iniciou oficialmente no dia 13 de janeiro, com 341 alunos-soldados. O certame, realizado em 2022, ofertou 2,5 mil vagas em cadastro reserva.
A remuneração também foi atualizada pela atual gestão. Durante o curso de formação, o aluno-soldado recebe auxílio no valor de R$ 5.313,26, que inclui fardamento, auxílio mensal e alimentação. Após a formatura, o salário passa a ser de R$ 6.539,13.
A formação de novos policiais integra o planejamento estratégico do programa Amapá Mais Seguro, que tem como objetivo fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a proteção à população.
Próximas etapas
A fase documental ocorrerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Comando-Geral da Polícia Militar, localizado na Rua Jovino Dinoá, nº 3671, bairro Beirol, em Macapá. O Teste de Avaliação Física será realizado nos dias 5, 6, 9 e 10 de fevereiro. O edital publicado no DOE detalha toda a documentação exigida, normas e uniformes obrigatórios para a realização das provas físicas.





