Governo do Amapá e Confederação Brasileira do Desporto Escolar firmam parceria para transformar o estado em referência esportiva

O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, na terça-feira, 19, para discutir parcerias voltadas ao desenvolvimento do esporte no estado. O encontro, realizado no Palácio do Setentrião, em Macapá, teve como objetivo integrar o Amapá ao calendário oficial da CBDE e a agendas esportivas internacionais.
Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

A CBDE, que conta com 26 federações filiadas, se colocou à disposição para ajudar na identificação de talentos esportivos e no acesso a recursos, buscando ampliar a presença do Amapá no cenário nacional e internacional. Nos últimos anos, mais de 3 mil alunos amapaenses representaram o Brasil em competições internacionais em países da Europa, Ásia e América do Sul.

“É uma honra, um prazer e uma alegria muito grande estar aqui comemorando essa parceria e dizer que a CBDE identifica no estado do Amapá condições favoráveis para que a gente continue favorecendo o desenvolvimento esportivo e social das crianças e dos jovens da rede pública estadual. Estamos à disposição para que a gente possa fazer voos cada vez mais altos”, ressaltou Antônio Hora Filho, que foi homenageado com o título de cidadão amapaense.

Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

O governador Clécio Luís destacou que essa parceria possibilitará a reestruturação de equipamentos esportivos, buscando atender aos padrões olímpicos. Ele enfatizou a meta de transformar o Amapá em uma referência no esporte e mencionou a expectativa de um grande impulso para o desporto escolar no próximo ano, com o envolvimento de escolas e comunidades.

“Nos últimos dois anos, retomamos com força o desporto escolar. Vimos nessa visita o momento de investir ainda mais na ligação prazerosa entre o estudo e esporte. Isso eleva tanto a qualidade do ensino quanto de vida das crianças e jovens. Nosso objetivo é firmar parcerias estratégicas que posicionem o Amapá, de forma definitiva, no mapa do desporto escolar brasileiro e mundial”, afirmou o governador.
Durante a reunião, também foi apresentado o projeto para a construção do Centro Olímpico e Paralímpico do Amapá, que ocupará cerca de 19 mil metros quadrados e será destinado a diversas modalidades, incluindo tênis, basquete, goalball, vôlei, futebol, judô e esgrima.

Além disso, foi discutido o planejamento de uma corrida binacional escolar, que integrará jovens de Oiapoque, das aldeias indígenas e competidores da Guiana e Suriname, promovendo a inclusão e o fortalecimento dos laços regionais no esporte.

A reunião contou com a participação de autoridades locais, como os presidentes das federações de desporto escolar do Amapá, Armindo Rogério Moreira; do Pará, Gilson Pereira; de Rondônia, Antônio Marques Nunes; e os deputados estaduais Jaime Perez e Roberto Góes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.