Formada em Direito, Aline possui ampla experiência em gestão pública, tendo atuado nas pastas da Assistência e de Políticas para as Mulheres, além de ter sido vereadora de Macapá e deputada federal.
As recentes mudanças no Governo do Amapá refletem o compromisso com o fortalecimento de áreas estratégicas para a promoção de direitos e o desenvolvimento do estado.
Paralelamente ao novo cargo, Aline Gurgel está na expectativa de ser diplomada e assumir uma vaga na Câmara Federal em razão das mudanças na regra das sobras eleitorais, aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir das eleições de 2022. A decisão prevê que sete deputados federais desocupem seus cargos para que outros candidatos assumam, entre eles, Aline Gurgel.
Segundo informações obtidas pelo EDNews – portal de notícias, Aline assumirá a vaga na Câmara Federal e, em seguida, se desincompatibilizará para retornar à Secretaria de Assistência Social. Nesse cenário, a suplente Fátima Pelaes ocupará seu lugar na Câmara dos Deputados.