Segundo o governador, a carreta tem papel estratégico ao garantir a integração das forças de segurança, ampliando a capacidade de resposta e a resolutividade das operações.
“Defendemos no programa de governo que essas forças precisam atuar de forma integrada, e não dispersa. Quando trabalham juntas, em um único ambiente, a resolutividade e a capacidade de resposta aumentam de forma significativa. Os indicadores já demonstram resultados positivos e tendem a melhorar ainda mais, porque os investimentos em segurança vão continuar”, destacou Clécio Luís.

A unidade itinerante do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) é um semirreboque totalmente adaptado, com mobiliário e sistemas de alta tecnologia voltados ao monitoramento e à comunicação. O investimento é de aproximadamente R$ 12,3 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep).
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Cezar Vieira, a carreta garante resposta imediata e eficiente em operações estratégicas em todo o Amapá.
“A proposta é levar esse equipamento aos bairros, em parceria com os conselhos de segurança, aproximando ainda mais a população das ações de policiamento”, afirmou.
Além da carreta, o Governo do Amapá também entregou cerca de R$ 15 milhões em equipamentos, incluindo 20 viaturas, 133 computadores com telas duplas, mais de 150 monitores, 50 coletes balísticos flutuantes, 15 drones e novos armamentos, fortalecendo a estrutura das forças de segurança.

Conheça a carreta mais moderna do Brasil
Considerada uma das mais modernas do país, a carreta é equipada com 13 câmeras próprias, torre de monitoramento de até 15 metros, alcance de cobertura de aproximadamente 9 quilômetros, tecnologia de monitoramento térmico e inteligência artificial.
O sistema permite reconhecimento facial, identificação de situações de risco, monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e localização de foragidos, garantindo ações rápidas e precisas em tempo real.





