As casas possuem 60 m², três quartos, banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), sala e cozinha integradas, além de infraestrutura de abastecimento, pavimentação e iluminação pública.
“Fazer parte de um projeto como esse, lutar pela concretização desse sonho de dezenas de famílias me causa um enorme orgulho e alegria, porque não há nada mais digno para um pai e uma mãe de família do que ter uma lar ‘para chamar de seu’, para criar seus filhos com segurança, paz e tranquilidade”, afirmou Davi.
Essa é a segunda maior entrega do programa “Casas da Gente” no estado. A primeira ocorreu em maio de 2023, em Pedra Branca do Amapari, e também contou com a articulação do senador Davi.
Para o governador Clécio Luís, a entrega dos lares em Itaubal faz parte de um grande sonho e de um projeto para todo o Amapá. “São 62 moradias, lares, quase um terço maior que as do programa Minha Casa Minha Vida. O ‘Casas da Gente’ será exemplo para o Brasil pela capacidade de atender à nossa realidade. Também há pavimentação ao redor, unidades de saúde e escolas em construção, tudo em parceria com o Estado. É um programa do senador Davi que gera também mais trabalho, renda, dignidade e felicidade”, destacou Clécio Luís.
O residencial recebe o nome de Gilberto Mioto, produtor rural que faleceu em 2020, como uma homenagem e reconhecimento à memória e ao legado de um parceiro e amigo inestimável para a cidade.
“Este trabalho é fruto de parcerias. Agradecemos ao governador Clécio e ao senador Davi. Falar de Gilberto também me emociona. Ele não era natural de Itaubal, mas adotou o município, trabalhava até aos domingos, ajudava a prefeitura e cedia suas máquinas. Agradecemos a ele e a toda a história que deixou”, contou o prefeito de Itaubal, José Serafim.
A cerimônia de entrega contou com a participação do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; do vice-governador Teles Júnior; do presidente da Associação dos Municípios, Carlos Sampaio, representando todos os prefeitos presentes; da presidente da Assembleia Legislativa, Alliny Serrão, representando os deputados estaduais; e do deputado Dorinaldo Malafaia, representando a bancada federal.
Casas da Gente
O Amapá foi pioneiro no programa habitacional, graças à articulação do senador Davi Alcolumbre. Após dificuldades no acesso ao Minha Casa Minha Vida, o parlamentar conseguiu incluir o projeto no Calha Norte, do Ministério da Defesa. Considerado o maior programa de moradias fora da região metropolitana de Macapá, a iniciativa já entregou mais de 60 residências em Pedra Branca do Amapari, em maio de 2023.