Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor com articulação de Randolfe Rodrigues

Foi sancionada na última sexta-feira (11), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei da Reciprocidade Comercial (Lei nº 15.112/2025), aprovada pelo Congresso Nacional. A nova legislação entrou em vigor nesta segunda-feira (14), com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), sem vetos presidenciais.
Foto: Ascom/Senador Randolfe
Foto: Ascom/Senador Randolfe

Aprovada com forte articulação do senador Randolfe Rodrigues (AP), a norma autoriza o governo brasileiro a adotar contramedidas contra países ou blocos econômicos que imponham barreiras unilaterais à entrada de produtos nacionais nos mercados internacionais.

O objetivo da lei é fortalecer a competitividade internacional do Brasil e garantir respeito às decisões soberanas do país em sua política comercial, especialmente diante de ações discriminatórias que prejudiquem exportações brasileiras.

“Esta medida é uma afirmação soberana do Brasil diante do mundo. O Brasil, como disse o presidente Lula, não quer ser maior do que ninguém, mas também não aceita ser diminuído por ninguém. Respeito é bom e a gente aprende em casa”, destacou o senador Randolfe Rodrigues, principal articulador da pauta no Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.