Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), o evento teve como foco avaliar, monitorar e propor estratégias para o fortalecimento das políticas de direitos das mulheres no município.
Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: saúde da mulher; autonomia econômica; participação em espaços de poder e decisão; educação, cultura e comunicação antirracista; e direito ao território e sustentabilidade. As propostas foram discutidas em grupos e priorizadas em plenária para compor o relatório final do evento.
Esse relatório funcionará como um diagnóstico da realidade vivida pelas mulheres em diferentes territórios da cidade, apontando suas principais demandas nas áreas da saúde, economia, educação, participação política e acesso à cidade.
Para a secretária municipal da Mulher, Fausta Vasconcelos, a conferência simboliza um importante espaço de escuta ativa e construção coletiva. “Aqui vamos tratar de mais igualdade, mais saúde e mais segurança. Vamos transformar as ansiedades e desejos das mulheres de Macapá em políticas públicas e mostrar a força que temos”, destacou.
O encontro reafirma o compromisso da Prefeitura de Macapá com a escuta democrática, o fortalecimento da rede de proteção e a promoção da autonomia e valorização das mulheres em sua pluralidade.