Com a palestra “Amapá: potencial energético e posição estratégica na Margem Equatorial Brasileira”, Clécio apresentou incentivos fiscais, destacou as potencialidades do estado e convidou empresas a investirem na região.
“Estamos preparando o Amapá para este momento. Quem quiser produzir e transformar, faça do Amapá o melhor caso de sucesso ambiental, econômico e social. O estado oferece as melhores condições para produzir com segurança ambiental, jurídica e com desenvolvimento na prática. Conheçam e invistam no Amapá”, afirmou o governador.
Entre os benefícios apresentados estão:
- Repetro: isenção de ICMS em operações internas com bens destinados à pesquisa e lavra de petróleo e gás, além de isenção na importação de equipamentos especializados;
- Área de Livre Comércio de Macapá e Santana: isenção tributária nas aquisições feitas em outras unidades da Federação;
- Incentivos para indústrias que desejam se instalar no estado.

Durante o evento, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) anunciou tratativas para construir uma base logística no Amapá, fortalecendo operações de transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis — marco para o desenvolvimento econômico sustentável da região.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), em parceria com a OTC Global, a OTC Brasil 2025 acontece até quinta-feira (30), no ExpoRio Cidade Nova, com cerca de 20 mil participantes de 20 países.
O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, elogiou a iniciativa: “O Amapá está se preparando muito bem, organizando-se internamente e mobilizando lideranças para que essa riqueza seja utilizada para o progresso do estado. Que se façam bons negócios para o Amapá”.





