24 de julho de 2024

O que é COP?

O que é COP? - Por Aleno Oliveira

As Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas são eventos anuais realizados no âmbito da Convenção – do Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Eles servem como reunião formal dos integrantes da UNFCCC para avaliar o progresso no tratamento das mudanças climáticas.

Na COP se discute e se estabelece compromissos diplomáticos dos 197 países signatários, incluindo a União Europeia para combater as mudanças climáticas.

Trata-se de uma Conferência das Nações Unidas decorrente da Rio 92 que reuniu representantes das Partes – Estados Membros, Países que são signatários da Convenção – Quadro das Nações Unidas.

As partes se reúnem todos os anos para analisar o progresso da implementação da Convenção, metas nacionalmente determinadas (NDC) e outros instrumentos para sua implementação são propostos, avaliados e aprovados.

As principais decisões das COPs são tomadas pelas “Partes”, que têm direito a voto nas negociações e devem concretizar as ações acordadas.

Além dos 196 países-membros, uma organização regional (União Europeia); participam da conferência os estados subnacionais dos países; as organizações não governamentais (ONGs) e órgãos da iniciativa privada, como observadores das COPs.

EDbelém – Por Aleno Oliveira – Ceo E-AMAZONIA

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.