Polícia Civil apreende dispositivos eletrônicos de policial penal investigado por ataque cibernético ao Iapen

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), deflagrou a Operação “Cyber Shield” e cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um policial penal investigado por ataque cibernético contra os sistemas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o delegado Nicolas Bastos, o ataque ocorreu em julho de 2024, no dia de visita aos detentos, e comprometeu o funcionamento dos sistemas da instituição.

“O ataque ocasionou o desligamento dos sistemas do Iapen, impedindo o acesso ao cadastro de visitantes. Com isso, os familiares não puderam entrar, o que gerou revolta entre os internos e seus parentes, levando a um sério risco de rebelião. A capacidade de investigação tecnológica da DR-CCIBER demonstra que não há crime sem vestígio. Identificamos o autor e agora analisaremos os dispositivos apreendidos para concluir a investigação”, explicou o delegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.