25 de julho de 2024

Por que não consigo produzir? Por que eu leio, estudo e ainda assim não consigo escrever? – por Darllen Rocha

Esses dias ouvi muito estas perguntas das pessoas que assessoro e então, achei interessante trazer esse assunto à pauta do EDNews! Vamos conversar?

Oi, gente!! Tudo bem? Esses dias ouvi muito estas perguntas das pessoas que assessoro e então, achei interessante trazer esse assunto à pauta do EDNews! Vamos conversar?

Primeiro, entendo que há uma diferença entre procrastinar e não produzir. Procrastinar é ir deixando para depois as tarefas que precisam cumpridas, o que ocorre por diversos motivos, como os de cunho pessoal que se referem a acontecimentos que te deixam em estado de tristeza ou agonia. Há ainda os motivos relacionados à falta de direcionamento adequado, como por exemplo, orientadores que não orientam, professores que não explicam bem o que desejam e como desejam que o aluno faça os trabalhos, dentre outras situações. Enfim, todos esse fatores levam à procrastinação!!

Não produzir, para mim, não quer dizer que algo esteja te bloqueando, e esse meu pensamento pode ser divergente do seu, pois quem não produz tem sempre uma boa justificativa que recai sobre a procrastinação. Quando alguém me diz que não consegue produzir, ou seja, escrever, colocar as ideias no papel, me vem à mente: essa pessoa tem o conteúdo para essa atividade?

Sim! Conteúdo mesmo!! Trabalhei por muitos anos como professora de redação e se tem algo que acredito é que técnicas só funcionam para quem tem o quê escrever!! Se você não sabe o que falar porque não tem conhecimento do tema, não produz! Simples assim! Você não está procrastinando! Simplesmente não tem o chamado know how, ou seja, o domínio mínimo do assunto. No último concurso para professor, no qual fiz algumas correções de redação, aconteceu um fato engraçado, se não fosse triste. Li textos de diferentes pessoas que pareciam cópias! Mesmos termos, mesmos conectivos e o mesmo “enredo.” Fiquei curiosa e comprei um destes programas com aulas de redação que são vendidos online e para meu espanto, lá estava o original daquelas cópias. Isso é terrível!! Cada pessoa tem características únicas que definem suas escritas, não há como normatizar!! Enfim, a ideia que fica é a de que os usuários dessa tal modelo não tinham domínio do conteúdo e pouca afinidade com textos. Mas como resolver isso?!!

Estudando, meus caros! Lendo e se apropriando do tema a ser debatido. Infelizmente hoje as pessoas querem ler somente os resumos, não vão às obras, fazem o famoso Crtl C – CTRL V, ou pior, acham que o chat GPT resolve! Meus queridos, não sou contra as tecnologias, mas elas são só ferramentas! Nada, repito, NADA, substitui a mente humana, mas ela precisa ser alimentada!! Alimentada de boas e necessárias leituras! Só assim se formam os bons escritores!!

Fica a dica!! Um grande abraço!!

EDacademia por Darllen Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.