Anteriormente conhecida como Largo São Sebastião e, posteriormente, como Largo da Matriz, o local carrega grande valor simbólico para Macapá. Foi cenário da elevação do povoado à categoria de Vila São José de Macapá, durante o período colonial, e, até hoje, representa um espaço de devoção e identidade cultural.
A reestruturação devolveu à comunidade o Espaço Cultural de Capoeira Onélio Augusto Mota Araújo, conhecido como Mestre Grilo, símbolo da história e da cultura da capoeira em Macapá. Os primeiros registros da prática na capital datam de 1895, com a chegada, por navio, de vários capoeiristas — entre eles, Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho.
Com investimento de R$ 1.990.780,48 provenientes do Tesouro Municipal, a praça recebeu mais de 5 mil metros quadrados de melhorias, incluindo novo calçamento, acessibilidade, iluminação em LED, piso tátil, Espaço Cultural Mestre Grilo, Conselho de Cultura, parquinho, mesas de xadrez adaptadas para pessoas com deficiência, paisagismo, sistema de irrigação, restaurante, Central de Taxistas, pergolado, 22 boxes de venda, quiosques e a restauração do Monumento Cabralzinho.

A obra integra o plano de revitalização do centro histórico de Macapá, que contempla também a Praça do Barão e o Largo dos Inocentes. A iniciativa promove a valorização do patrimônio, aliando preservação à oferta de lazer e convivência, reafirmando o compromisso da gestão municipal com espaços públicos acessíveis, seguros e acolhedores.
O prefeito Dr. Furlan destacou o orgulho em participar de um momento histórico para a capital e reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento e a valorização da cidade.
“São mais de 190 obras entregues, e é com muito orgulho que chegamos a mais uma. Aqui, onde tudo começou, resgatamos não somente a primeira praça de Macapá, mas também a tradição, a cultura e o corredor do empreendedorismo, apoiando o comércio local. Nossa missão agora é seguir cuidando e acolhendo nossos visitantes, afinal, este é um importante ponto turístico e histórico”, afirmou.