Com um investimento de R$ 6.937.063,05, viabilizado por uma emenda parlamentar da deputada federal Sonize Barbosa e complementado pelo Tesouro Municipal, a obra tem um conceito arquitetônico moderno e regional. A cobertura em forma de onda representa o Rio Amazonas, enquanto a fachada, em formato de canoa, homenageia as tradições culturais da região.
O espaço contará com uma área de 1.076,75 m², incluindo palco, mezanino com 30 lugares, foyer, plateia com 108 cadeiras e arquibancada para 220 pessoas, totalizando 358 assentos. Além disso, o teatro será acessível para pessoas com deficiência e terá estacionamento próprio.
O novo teatro será palco para uma diversidade de eventos, incluindo peças de teatro, musicais, óperas, dança, concertos, performances multimídia, stand-up comedy, leitura de poesia e literatura, e teatro de marionetes, fortalecendo a cultura local e promovendo o desenvolvimento social e econômico. O projeto arquitetônico foi inspirado nos teatros Gasômetro e Polo Joalheiro, ambos em Belém, e simboliza um marco para a cultura de Macapá.