O espaço conta com 20 novos leitos de UTI Neonatal, equipados para atender recém-nascidos com maior qualidade e segurança, além de uma sala de enfermagem e serviços de acolhimento. A reforma foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 5 milhões, destinados pelo senador Randolfe Rodrigues. Outros setores importantes também foram revitalizados, como o Banco de Leite Humano.
Além das melhorias estruturais, a maternidade passa a oferecer novos serviços, incluindo um espaço exclusivo para exames de triagem neonatal. Pela primeira vez, será realizado o teste do coraçãozinho, ampliando as possibilidades de diagnóstico e cuidado com os bebês.
“Diariamente passam mais de 100 mulheres no ACCR da maternidade. E para neonatologia, a importância é ainda maior, considerando o número de prematuros que a maternidade atende diariamente, aumentando as chances de vida do bebê”, destacou Randolfe Rodrigues.
O projeto também incluiu a criação de cinco novos consultórios, uma ala de repouso médico e um espaço exclusivo para taxistas, melhorando o atendimento e o suporte oferecido às famílias.
De acordo com a diretora da Maternidade, Cristiane Barros, a instituição registra cerca de 500 nascimentos mensais. Com a nova UTI Neonatal, será possível oferecer melhores condições de cuidado aos bebês prematuros, aumentando suas chances de sobrevivência e recuperação.
A entrega representa um marco para a saúde pública no Amapá, reforçando o compromisso de oferecer serviços de qualidade para mães e recém-nascidos.