Nesta semana, a SVS realizou a primeira reunião de trabalho para avaliar o cenário atual das doenças no estado, identificar os municípios com maior incidência de casos em 2024 e planejar a estruturação do novo espaço.
A iniciativa faz parte dos esforços conjuntos do Governo do Amapá e do Ministério da Saúde para o controle de arboviroses, antecipando ações para o período de maior incidência das doenças.
De acordo com o superintendente da SVS, Cássio Peterka, a Sala de Prevenção será um canal direto de comunicação com o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), do Ministério da Saúde. “A implantação da sala tem como principais atribuições o planejamento, organização, coordenação e controle das medidas a serem adotadas durante as emergências”, explicou.
Além disso, a Sala de Prevenção dará suporte à criação de salas municipais e consolidará as atividades realizadas nos municípios no enfrentamento ao Aedes aegypti, fortalecendo a resposta integrada no estado.