15 de julho de 2024

UM ANO de EDcast-podcast do Edinho

No dia 22 próximo passado comemoramos um ano de uma ideia que surgiu de um encontro fortuito com o advogado, jornalista e consultor político Carlos Sérgio Monteiro. Em pauta a ideia de criar um podcast, veículo de comunicação independente, voltado para a temática “política sem censura”. Assim, surgia no dia 22 de dezembro de 2022 o EDcast-podcast do Edinho.

Iniciei oficialmente minha carreira como comunicador no dia 22 de Junho de 1987, contratado pela Empresa Brasileira de Rádifusão-RADIOBRÁS. Depois de ter passado pela Rádio Clube do Pará, Rádio Nacional de Macapá, Rádio Equatorial, Rádio 102 fm, Rádio 101 fm e Rádio Difusora de Macapá; dentre outras emissoras de rádio e televisão, tive que me reinventar.

Confesso a todos vocês que não conhecia o mundo digital; até então eu era totalmente analógico!

O mundo das redes sociais tem seus segredos, ainda desconhecido por muitos comunicadores que não conseguiram acompanhar a evolução do tempo. E o meu maior desafio foi encarar essa “aldeia global” que se tornou a comunicação, migrando para o universo dos web-ouvintes e web-telespectadores.

As redes sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos no mundo moderno. Desde o surgimento do falecido Orkut e, logo depois, em 2004, do surgimento do Facebook, até as plataformas de mídia social de hoje, como Instagram, Twitter (X), TikTok e Threads, entre outras; essas plataformas digitais desempenham um papel fundamental na maneira como interagimos, compartilhamos informações e nos conectamos – uns com os outros.

Esse impacto nas relações sociais e na comunicação é notável e gera tanto desafios, quanto oportunidades para indivíduos e sociedade de modo geral.

O EDcast-podcast do Edinho introduziu uma nova dimensão de interconexão nas redes sociais. Foi possível nos conectar com mais facilidade com nossos ouvintes e telespectadores, independentemente da distância física.

Agora somos uma trilogia: EDnews – Portal de Notícias, EDcast-podcast do Edinho e EDcomunica-Show; e o nosso papel nas redes sociais é enfrentar uma série de desafios, desde observar a privacidade dos usuários até a desinformação; diversidade, segurança e ética.

Mas esses desafios também representam oportunidades para mim e para as nossas empresas parceiras como a CP3-consultoria de excelência, AB3-áudio e música e MIJOGU Design; oportunidades para nos reinventarmos e nos tornarmos plataformas mais seguras, relevantes e socialmente inclusivas.

Estamos todos de parabéns. Estamos comemorando um ano de EDcast-o podcast do Edinho. E parafraseando a música cristã de Henrique & Juliano, hoje eu só quero dizer: “Obrigado Deus, por tudo que o senhor me deu”!

Por: Edinho Duarte – Jornalista e pedagogo

Uma resposta

  1. Tudo iniciou na campanha eleitoral quando eu criei o EDcast para ser base de elaboração das propostas de campanha eleitoral do Edinho Duarte, com entrevistas de profissionais por área: saúde, educação, segurança e demais. Como não foi possível, a ideia ficou adormecida até nos encontrarmos em dezembro de 2022, para colocar em prática, no formato jornalístico, comandado pelo triuvirato: Carlos Sérgio, Edinho Duarte e Mike Chagas. É do EDcast que surge o EDnews e o EDcomunica-show. Parabéns aos nossos webtelespectadores que ganharam uma comunicação séria, independente e disponível na palma da mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.