Hoje, eu quero falar para todos vocês de um tema que me é muito caro. O verdadeiro significado da palavra “amigo”. Eu te proponho fazer uma reflexão sobre o “amor e a amizade”.
A amizade é uma das coisas mais importantes da vida. Ter alguém, com quem partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões é muito bom.
A amizade é um dom de Deus para todos nós. Assim diz a palavra do Senhor que está em Eclesiastes 6:14 – “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé”.
E eu pergunto para vocês: quantas vezes pessoas, se dizendo amigas, já cruzaram nossos caminhos?
Provavelmente já perdemos a conta. Dá até para fazer uma lista!
A propósito, a Lista é o título de uma música do cantor e compositor Oswaldo Montenegro que faz parte da minha playlist. Analisando bem a letra da canção, é um recado direto para quem reconhece e sente saudades do outro, de forma incondicional.
Confesso que é uma das minhas canções preferidas!
Nessa música, Oswaldo Montenegro fala sobre lembranças de uma amizade de verdade, que está ficando cada vez mais rara.
O cantor e compositor carioca, ainda faz uma comparação com “o que se fazia e o que se faz hoje” por um amigo. E faz uma indagação: “quantos segredos que você guardava, hoje são bobos ninguém quer saber … Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você”?
Eu gosto muito do fragmento de um poema de autoria do Padre Fábio de Melo que diz o seguinte: “…se você quer saber quem te ama de verdade, é quem reconhece o teu significado, depois da tua utilidade. É o significado das pessoas que as tornam inesquecíveis!”
por Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo