25 de julho de 2024

Utilidade & Significado – por Edinho Duarte

Hoje, eu quero falar para todos vocês de um tema que me é muito caro. O verdadeiro significado da palavra “amigo”. Eu te proponho fazer uma reflexão sobre o “amor e a amizade”.
Amizade - Por elmizaismagilova
Amizade - Por elmizaismagilova

Hoje, eu quero falar para todos vocês de um tema que me é muito caro. O verdadeiro significado da palavra “amigo”. Eu te proponho fazer uma reflexão sobre o amor e a amizade.

A amizade é uma das coisas mais importantes da vida. Ter alguém, com quem partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões é muito bom.

A amizade é um dom de Deus para todos nós. Assim diz a palavra do Senhor que está em Eclesiastes 6:14 – “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé”.

E eu pergunto para vocês: quantas vezes pessoas, se dizendo amigas, já cruzaram nossos caminhos?
Provavelmente já perdemos a conta. Dá até para fazer uma lista!

A propósito, a Lista é o título de uma música do cantor e compositor Oswaldo Montenegro que faz parte da minha playlist. Analisando bem a letra da canção, é um recado direto para quem reconhece e sente saudades do outro, de forma incondicional.

Confesso que é uma das minhas canções preferidas!

Nessa música, Oswaldo Montenegro fala sobre lembranças de uma amizade de verdade, que está ficando cada vez mais rara.

O cantor e compositor carioca, ainda faz uma comparação com “o que se fazia e o que se faz hoje” por um amigo. E faz uma indagação: quantos segredos que você guardava, hoje são bobos ninguém quer saber … Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você?

Eu gosto muito do fragmento de um poema de autoria do Padre Fábio de Melo que diz o seguinte: “…se você quer saber quem te ama de verdade, é quem reconhece o teu significado, depois da tua utilidade. É o significado das pessoas que as tornam inesquecíveis!

por Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.