Vitória no Plenário: Destaque de Acácio Favacho garante aprovação da PEC que fortalece os Tribunais de Contas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o destaque de preferência apresentado pelo deputado Acácio Favacho (MDB-AP), que possibilitou a votação prioritária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2022. Pouco depois, a proposta também foi aprovada pelo Plenário e seguirá para promulgação pelo Congresso Nacional.
Foto: Ascom/Deputado Acácio
Foto: Ascom/Deputado Acácio

A PEC 39/2022 altera o § 1º do artigo 31 e o artigo 75 da Constituição Federal, estabelecendo os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública. A medida reforça o papel das Cortes de Contas na fiscalização dos recursos públicos e na promoção da transparência e da boa governança.

Para Acácio Favacho, a aprovação representa uma conquista institucional relevante.

“Essa PEC fortalece os Tribunais de Contas e consolida o papel fundamental que eles exercem na defesa do interesse público. É um avanço que contribui diretamente para uma gestão pública mais eficiente e responsável”, destacou o deputado.

A proposta é fruto de um trabalho conjunto entre parlamentares, representantes dos Tribunais de Contas e entidades de controle, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Com a aprovação, a PEC 39/2022 será promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, marcando um importante avanço para o aprimoramento do controle externo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.