Governo do Amapá promove melhorias no Ciodes e registra mais de 140 mil chamadas em 2024

O Governo do Amapá contabilizou mais de 140 mil atendimentos realizados pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em 2024. O órgão é responsável por gerenciar chamadas de urgência e emergência feitas pelos números 190, 193, 197 e 181, atendendo moradores de todo o estado.
Foto: Marcelle Corrêa/Sejusp
Foto: Marcelle Corrêa/Sejusp

A maior parte das demandas foi destinada à Polícia Militar, que registrou 47,5 mil solicitações, muitas relacionadas à poluição sonora, com 12,3 mil ligações. O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 17 mil chamadas, envolvendo socorros em acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares e combate a incêndios. Já a Polícia Científica e a Polícia Civil registraram 4.068 e 4.938 solicitações, respectivamente. O Ciodes também contabilizou 5.297 trotes.

Entre os municípios com maior número de solicitações estão Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque.

O coordenador adjunto do Ciodes, tenente-coronel Fabiano Rodrigues, destacou uma redução nas denúncias de violência doméstica contra a mulher. Em 2023, foram 1.901 registros, enquanto em 2024 o número caiu para 1.580, atribuído às políticas públicas implementadas.

“A violência doméstica contra a mulher caiu do 2º para o 5º lugar nas chamadas ao Ciodes. Sobre os trotes, reforçamos à sociedade que só acionem os serviços em casos reais de necessidade. Com a nova tecnologia do Ciodes, conseguimos identificar quem passa trote e encaminhar o caso às autoridades para a devida punição”, afirmou o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.