Entre 2019 e 2023, o Amapá registrou um aumento de 839,9% nas apreensões de drogas, segundo dados da Polícia Federal. Esse índice coloca o estado em terceiro lugar na Amazônia Legal, uma região fortemente impactada pelo avanço de organizações ligadas ao tráfico de entorpecentes e a crimes violentos.
O governador enfatizou que o trabalho integrado das forças estaduais e federais tem sido decisivo, especialmente ao longo de 2024. De janeiro a outubro, o Amapá liderou a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Brasil, com uma queda de 34,2% em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados do Ministério da Justiça.
“É um fenômeno novo na Amazônia e vai para além da Amazônia Legal. Infelizmente, a gente exporta isso para a nossa vizinha Guiana Francesa, que também está preocupada com esta pauta. Estamos enfrentando as facções criminosas com relativo sucesso nestes dois anos, com uma política de muita integração, com enfrentamento direto das polícias, mas também com a redução da pobreza e o fortalecimento da economia”, afirmou Clécio Luís.