Receita Federal em Macapá desmente fake News e esclarece que não criou tributo sobre uso do PIX

A Receita Federal em Macapá alerta para a disseminação de informações falsas e distorcidas relacionadas à e-Financeira, destacando pontos importantes sobre a regulamentação estabelecida pela Instrução Normativa RFB nº 2219/2024.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A instituição esclarece que a normativa não instituiu tributos sobre o uso do PIX nem resultou em qualquer aumento de tributação. Além disso, não houve criação de novas obrigações para contribuintes pessoas físicas. A entrega da e-Financeira é uma responsabilidade de instituições financeiras e de pagamento, e não dos usuários do sistema.

A Receita também reitera que a e-Financeira respeita os limites do sigilo bancário, sem permitir a identificação da origem ou natureza dos valores movimentados.

A atualização trazida pela normativa é, na verdade, um aprimoramento de declarações e informações já existentes e enviadas à Receita Federal, sem representar alterações significativas nos processos vigentes.

A Receita reforça a necessidade de buscar informações em fontes oficiais para evitar confusões e interpretações equivocadas.

Segue nota institucional sobre a evolução da e-Financeira:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/receita-federal-esclarece-evolucao-na-e-financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.