Achados arqueológicos na antiga Casa Oficial do Governador revelam peças raras do século XVIII

Dando continuidade aos estudos arqueológicos na antiga Casa Oficial do Governador do Amapá, na orla de Macapá, pesquisadores encontraram cachimbos de fabricação inglesa e holandesa datados de 1751 a 1840. Os achados mais recentes incluem uma moeda de 1773, mais antiga que a anteriormente encontrada, datada de 1775.
Foto: Jhon Martins/GEA
Foto: Jhon Martins/GEA

As escavações fazem parte do projeto do Governo do Estado para transformar o local em um “Parque Residência”, um novo ponto turístico voltado ao resgate histórico e cultural. A obra segue as diretrizes de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, durante os trabalhos para a construção de novos espaços, especialistas identificaram materiais inéditos que reforçam a existência de um centro histórico em Macapá.

O acervo descoberto conta com uma variedade de louças europeias importadas, especialmente faianças – cerâmicas feitas de barro, argila ou pó de pedra –, provenientes de Portugal e da Inglaterra, datadas entre os séculos XVIII e XIX.

Foto: Jhon Martins/GEA
Foto: Jhon Martins/GEA

Os pesquisadores estão na reta final da primeira etapa do estudo, concentrada na área principal da antiga residência. Em seguida, as escavações avançarão para outras partes do terreno.

O arqueólogo e coordenador dos estudos, Kleber Souza, destaca a relevância dos achados, que representam a maior coleção de cachimbos e louças europeias associadas à cerâmica em contexto de escravidão já encontrada em um sítio arqueológico no estado.

“Isso revela que existe um centro histórico invisível em Macapá. Talvez essa seja a maior coleção do tipo na Amazônia, com cachimbos de fabricação holandesa e inglesa que ampliam o patrimônio e o acervo histórico e cultural da região”, ressaltou Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.