19 anos da Ueap são marcados por reestruturação de carreira de servidores e criação do primeiro curso de mestrado

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) comemorou, na terça-feira (3), seus 19 anos de história com uma cerimônia realizada no Campus I, em Macapá. O evento contou com a presença de professores, estudantes, membros da reitoria, autoridades do Governo do Estado, além de atrações musicais e um bolo distribuído a todos os participantes da festa.
Foto: Adriano Monteiro/GEA
Foto: Adriano Monteiro/GEA

Entre os avanços recentes celebrados pela instituição está a criação do primeiro curso de mestrado da universidade, com foco nos Recursos Naturais Amazônicos (Renamazon), cuja aula magna foi realizada na segunda-feira (2). A Ueap também ampliou os auxílios estudantis, instituiu cotas de acesso para estudantes e promoveu a reestruturação da carreira dos servidores.

“Todos nós que estamos neste dia de festa, sejam professores, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, vigilantes ou profissionais da limpeza, ajudamos a construir a educação. E não é qualquer educação, é uma educação refinada, com mão de obra altamente qualificada. Não podemos parar, pois nosso papel enquanto universidade é crescer e continuar desenvolvendo este estado”, destacou a reitora da Ueap, Katia Paulino.

Após quase duas décadas de existência, a universidade conta atualmente com cerca de 3,5 mil alunos de graduação e pós-graduação, mais de 200 professores e mais de 240 técnicos administrativos — quadro que foi ampliado nos últimos anos com a realização de concursos públicos para técnicos e docentes.

Um dos marcos do aniversário foi a reformulação da carreira dos servidores da Ueap, promovida pelo Governo do Estado. Após quase dez anos sem atualização salarial, os técnicos terão direito a um reajuste de até 34,8%, escalonado ao longo de três anos. A medida inclui ainda a incorporação da Gratificação Específica de Atividade Técnica (Geat) aos salários-base. A conquista é resultado da mobilização dos próprios servidores, que articularam a proposta junto aos poderes públicos.

Foto: Adriano Monteiro/GEA
Foto: Adriano Monteiro/GEA

O evento festivo foi encerrado com o corte de um bolo comemorativo e contou com apresentação musical do cantor Fineias Nelluty, com participação especial de Zé Miguel, que também atua como professor no curso de Licenciatura em Música da universidade.

A Universidade do Estado do Amapá foi criada por meio da Lei nº 0996, de 31 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Edinho Duarte (MDB), sendo um marco para o fortalecimento do ensino superior público no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.